Há uma história que é minha!

E eu vou-ta contar aqui:

Estudei psicologia, porque a minha família me incentivou a seguir aquilo que gostava! Incutiram-me a ideia de que, quando feita com talento e dedicação, qualquer profissão é bem-sucedida! 

Sempre adorei pessoas! Adoro marketing, comportamento, comunicação, neurociências…. E escolhi Psicologia, numa universidade onde os as ciências naturais, as ciências exatas e as ciências comportamentais se combinassem e me desafiassem!

Por adorar estudar, durante algum tempo, ainda na academia, estive a trabalhar com uma equipa fantástica, a investigar em áreas relacionadas com o coaching, trabalho digno, economia para o bem-comum, capital psicológico, singularidade contributiva, gestão de conhecimento, entre outras matérias relacionadas com o trabalho e organizações!

A paixão pela investigação e o meu espírito crítico sempre foram muito apurados, e isso refletiu-se na minha tese, avaliada em 20 valores!

Fui convidada a prosseguir na área da investigação, e ponderei enveredar logo pela carreira académica. Adoro dar aulas, e fazer parte da descoberta de novo conhecimento! Mas também adoro gestão, coaching, escrita criativa… 

Bem, achei que, para ser uma boa investigadora ou docente, devia começar por aprimorar o meu conhecimento prático! Então segui o meu caminho dentro das organizações, e rapidamente comecei a trabalhar numa grande indústria multinacional!

Depois da primeira, veio a segunda e a terceira, sempre num caminho de progressão! é importante dizer que a minha curiosidade me levou, ainda, a mudar de funções e responsabilidades e tive experiências profissionais muito enriquecedoras! em RH, mas também em controlo de gestão e comunicação!

Ao longo de todos os anos que tenho vindo a trabalhar em RH organizacional, tenho tido a possibilidade de dar formação, o que me dá um enorme prazer! Já facilitei processos de desenvolvimento pessoal, partilhando ferramentas que já tinha aplicado em mim, ou devolvendo com perguntas poderosas!

Percebi que tinha um enorme prazer sempre que dedicava tempo aos meus colegas, e o meu objetivo era, sempre, servi-los e conduzi-los da melhor forma, para o seu próprio sucesso pessoal e profissional!

Enquanto técnica de gestão de RH trabalhei muito na área de recrutamento, vi talentos enormes! E muitas vezes vi, também, talentos completamente desalinhados com aquilo a que se estavam a propor profissionalmente. Cruzei-me com imensas pessoas, fiz entrevistas de carreira, entrevistas de recrutamento e seleção, assessments de liderança…

Á medida que ia aplicando estes procedimentos, ia-me apercebendo de várias pessoas que estavam descontentes com o seu atual estado de carreira, mas que iam investindo da forma que achavam correta. Uns mantinham o trabalho atual porque era mais confortável, outros procuravam aplicar estratégias que viam usar noutros colegas ou referências no mercado… Via outros, inclusive, que nem faziam nada…. Estavam apenas acomodados, à espera que chegasse o dia de se reformarem. Outros ambicionavam uma mudança, embora sem saberem para que direção.

Felizmente, cruzei-me com muitos outros profissionais recheados de realização profissional, que naturalmente se espelhava noutras áreas da sua vida!

​Mas tal e qual como me foi incutido a mim, mantenho a crença de que qualquer pessoa pode viver uma vida com significado! Uma vida que expresse os seus propósito e talentos!

Acredito que para uma carreira de sucesso, o autoconhecimento é o elemento imprescindível!

​Então, através do Coaching, da Programação Neuro-Linguística e de uma rica experiência em gestão de pessoas, encontrei, também eu, um novo contributo, que hoje é partilhado contigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *